Muita gente deixa de ter um blog por achar que é algo difícil e que exigirá conhecimentos avançados de programação de site, mas saiba que qualquer um pode ter um blog mesmo que não tenha conhecimento nenhum.

Se você está lendo esse artigo, fique sabendo que ele faz parte de um blog, ou seja meu blog.

E acredite, eu não tinha nenhum conhecimento sobre blogs quando decidi ter um e hoje ele é uma das principais ferramenta para crescimento de meu negócio.

E quais são os benefícios de ter um blog?

O BLOG é uma fonte de comunicação com seu público, com ele é possível transmitir sua comunicação, gerar conexão, fazer publicidade, ficar acessível na web e ser uma ferramenta poderosa de marketing.

Então o primeiro ponto que você deve avaliar é quais os benefícios, dentre os vários que passei, são mais importantes para você ou para seu negócio.

Na minha avaliação, não existe como um negócio, seja ele qual for, ficar sem a ferramenta de um blog para maximizar o contato com seu público ou com seus clientes.

Como um blog pode maximizar os resultados com seu público?

Um blog consiste em divulgar artigos e informações e quando você compartilha informação de qualidade e relevante para seu público isso faz com que ele a cada dia queria consumir mais conteúdo de você ou de sua empresa.

https://youtu.be/CjyDOxpmcoM

Veja abaixo o que um artigo de qualidade e relevante faz com seu público:

  • Gera um público selecionado – se você posta artigos sobre nutrição será normal que pessoas que gostem desse tipo de informação procurem pelo seu blog, em contra partida ele repele pessoas que não se interessam por nutrição e isto também é bom porque ele deixa seu público bem mais qualificado para sua área de atuação;
  • Gera conexão – quando seus artigos têm qualidade e são relevantes para seu público isso faz com que ele volte ao seu blog para consumir mais informação de qualidade e com o tempo você ou sua empresa se tornam uma referência para seu público e isto gera uma conexão entre vocês;
  • Gera autoridade – a frequência de postagem de artigos e a frequência do seu público lendo eles faz com que você se torne uma referência, ou seja, seu público vai enxergar você como um especialista em determinada área e com isso você se torna uma referência no assunto;
  • Atração de mais público – quando você posta um conteúdo por meio de um blog esse conteúdo fica disponível nas plataformas de busca, como Google por exemplo, e sempre que alguém pesquisar pelos assuntos que você posta eles serão direcionados para quem faz a pesquisa e com isso novos públicos se formam a partir do momento que eles acessam seus artigos.

A partir do momento que você gerar interesse em seu pública as possibilidades se tornam infinitas, pois você pode direcionar seu público de acordo com as necessidades de seu negócio, tais como:

  • Influenciar
  • Informar
  • Gerar oportunidades de negócio

O intuito desse artigo é mostrar de uma forma bem prática como você pode implementar um blog mesmo que não tenha qualquer conhecimento.

Seguindo um passo a passo simples será possível fazer isto mesmo que você seja um leigo nessa área, e eu digo isso com propriedade porque eu sou um exemplo disso.

Eu não sabia nada sobre como criar um blog e quando digo nada é era mesmo. Nem imagina como começar, mas resolvi meter as caras nisso e acabei vendo que o medo que tinha por achar que não iria conseguir acabou se tornando em um arrependimento por não ter feito isso antes.

Basta seguir esse passo a passo para que você tenha sucesso na criação de seu tão esperado blog.

Crie seu blog seguindo este passo a passo:

  1. Definindo os motivos de ter um blog
  2. Planejando a criação de conteúdo
  3. Escolhendo um nome e o domínio para seu blog
  4. Escolhendo a melhor plataforma para criar o blog
  5. Definindo a hospedagem de seu domínio
  6. Instalando seu blog
  7. Escolhendo e instalando um template
  8. Produzindo e publicando conteúdo
  9. Acompanhando e otimizando seus resultados

1- Definindo os motivos de ter um blog

Quando se opta pela utilização de um blog fica óbvio que o intuito é gerar visibilidade, mas o ponto principal é focar no que será feito com essa visibilidade.

Se você é um especialista em determinado assunto pode ser que um blog seja útil para trazer mais visibilidade para suas ideias e para que você fique mais conhecido e acessível e que até mesmo gere oportunidades de serviços ou parcerias.

Se você é uma empresa o intuito do blog será trazer mais visibilidade para sua marca, para seus produtos, gerar mais negócios, fornecer informação para direcionar seu público, se tornar mais competitivo e talvez até gerar uma tendência de mercado entre seus concorrentes.

Quando você tem seus motivos bem definidos fica mais fácil passar para a próxima faze que é planejar seu conteúdo.

2- Planejando a criação de conteúdo

A partir do momento que você sabe quais são os motivos que levou você a querer um blog vamos partir para o planejamento do conteúdo e talvez essa seja uma das etapas mais importantes de todas.

Alguns pontos devem ser levados em conta quando você planeja seu conteúdo, veja abaixo os mais importantes:

  • Objetivo: defina para cada conteúdo o intuito dele, pode ser gerar mais público, gerar informação, gerar venda, etc…
  • Características de seu público: defina quais são as características gerais de seu público para que você consiga criar uma comunicação efetiva com ele.
  • Perfil de comunicação: defina qual será o seu perfil ou o perfil de sua empresa perante ao seu público, isso inclui a maneira de como você se comunica, como você se porta nos diversos assuntos, quais posições você toma, sua ideologia, etc…

3- Escolhendo um nome e o domínio para seu blog

Muita gente confunde domínio com site, eles têm relação entre si, mas não são a mesma coisa.

O domínio é uma sequência de caracteres que identificam o endereço de um site e um site é toda a estrutura digital que permite ser acessada pelos usuários.

Veja a figura abaixo para entender melhor:

O endereço de seu blog pode conter diretórios e subdomínios que identificam todos os elementos de busca.

Então dessa maneira um mesmo domínio pode ter vários endereços, veja o exemplo abaixo.

alexandreagostinho.com.br/blog/site-e-blogs/como-criar-um-blog – desmembrando um a um teremos:

  • alexandreagostinho.com.br: domínio base
  • /blog: direcionamento para meu blog
  • /site-e-blogs: subpastas com meus artigos
  • /como-criar-um-blog: meu artigo sobre blogs

Em apenas um domínio você pode ter vários endereços direcionando para vários artigos e várias páginas de seu blog.

Escolhendo o melhor domínio para seu negócio
A escolha de seu domínio vai depender para onde será direcionado seu público.

Se sua marca ou sua empresa é você o domínio deverá ser seu próprio nome, mas se você tem uma marca com nome fantasia o domínio deverá ser baseado no nome fantasia de sua empresa ou no ramo que ela atua.

Alguns exemplos para domínios com nomes pessoais:

  • antoniomatos.com
  • antonio-matos.com
  • antoniomatosoficial.com
  • antoniomatosnutricao.com
  • antoniomatos-advogados.com

Alguns exemplos para domínios para empresas (imagine que o nome de sua empresa é Nutritec):

  • nutritec.com
  • nutritecsaude.com
  • nutritecalimentacao.com
  • suamelhoralimentacao.com (nesse caso o domínio não tem o nome fantasia da empresa, mas tem relação com o seguinte de mercado).

No caso de nome fantasia muitas pessoas optam primeiro por escolher o domínio e depois definir ele como nome fantasia, isso é feito para evitar que você perca tempo criando um nome fantasia para seu negócio e depois perceber que o domínio não estava disponível.

A seguir darei as dicas mais importantes para a escolha de seu domínio:

  • Escolha um nome fácil: se seu domínio for seu nome tente deixar ele o mais simples possível, você pode colocar variações como seunome+seunegocio caso seu nome já tenha um domínio homônimo que já tenha sido registrado por outra pessoa. Evite nomes com “Ç” ou acentos ortográficos (essa não é uma regra obrigatória, mas esteja ciente de que o domínio será escrito com “c” ao invés de “ç”.
  • .COM e .COM.BR: dê preferência para a aquisição das duas extensões, mesmo que só vá usar uma delas. Isso evita que seu site tenha homônimos e evita que pessoas mal intencionadas queiram se passar pelo seu blog adquirindo a mesmo domínio que o seu, mas com uma extensão diferente.
  • Nome relacionado com seu negócio: quando o seu domínio referencia o seu negócio ele fica mais fácil de ser memorizado pelo seu público e fica mais fácil de ser encontrado nas plataformas de busca, por exemplo seu nome quando as pessoas procurarem por você. Já para o caso de um negócio é melhor que seu domínio tenha relação com sua área de atuação, se você trabalha com venda de carros um exemplo de domínio seria www.seucarronovo.com.br ou www.compreseucarrozero.com.br e assim por diante.

Essas dicas tem a função de fazer com que seus leitores consigam de maneira fácil identificar e memorizar seu domínio.

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Registrando seu Domínio

É bom que você tenha uma lista de possíveis nomes para seu domínio, pois pode acontecer de alguns deles já estarem registrado em nome de outras pessoas.

Existem várias plataformas para o registro de domínio e o que eu recomendo é que você faça aquisição do domínio com a mesma plataforma onde ele será hospedado.

A que eu recomendo é a Hostgator (click aqui pesquisar seu domínio), pois ele tem várias facilidades para quem hospeda nela e a facilidade mais importante para mim é o suporte online que ajuda na solução de qualquer problema ou dúvida que você tenha, desde registrar e configurar seu domínio até instalar as ferramentas necessárias para gerenciar seu blog.

E para ver se seu domínio está disponível basta utilizar a barra de pesquisa de domínio da Hostgator. Lembre de verificar se o .COM quanto o .COM.BR estão disponíveis.

Se seu domínio estiver disponível para aquisição aparecerá a seguinte mensagem após a busca:

Para conhecer os de hospedagem da Hostgator basta clicar aqui.

Agora que seu domínio já foi registrado e hospedado, chega a hora de iniciar a construção de seu blog e a primeira etapa é escolher a plataforma de hospedagem.

4- Escolhendo a melhor plataforma para criar o blog

Pode ser que você já tenha escutado falar sobre plataformas como a WIX ou Godady, que são plataformas que facilitam a criação de seu site com modelos pré definido e ferramentas de customização, mas quando você adquire um site em alguma dessas duas plataformas você fica refém delas para o resto da vida porque as sites construídos nessas plataforma são compatíveis apenas com essas plataformas e com isso não é possível migrar para outra hospedagem caso você ache necessário.

Eu poderia falar sobre várias plataformas de gerenciamento de sites, mas para encurtar seu caminho irei falar apenas sobre a mais utilizada no mundo que é a WordPress, além dela ser a mais utilizada, ou seja, com mais informações disponíveis, ela também é gratuita.

O próprio WordPress, durante a instalação, já oferece vários templates que são gratuitos. Se você escolher um dos templates gratuitos fique sabendo que em menos de 5 minutos terá seu blog no ar.

Falando um Pouco Sobre o WordPress

O WordPress é a plataforma mais utilizada do mundo. Calcula-se que mais de 50% de todos os sites do mundo sejam criados com ela.

E por ela ter seu código aberto permite que programadores independentes criem milhares de ferramentas e plugins que facilitem a vida dos usuários do WordPress.

É possível instalar o WordPress, no servidor de sua preferência, o que dá completo controle sobre as informações de suas páginas.
Dito isso, vamos à hospedagem.

5- Definindo a hospedagem de seu domínio

Não basta apenas você ter um domínio para garantir que seu site esteja no ar, para isso acontecer é necessário que você hospede seu domínio em uma plataforma de hospedagem.

A função dessas plataformas de hospedagem é garantir que seu site esteja no ar e armazenar todo o conteúdo dele de forma segura para que tudo dentro de seu site funcione perfeitamente.

Veja a seguir os pontos mais importantes na hora de contratar um serviço de hospedagem:

  • Preço – O preço não é o mais importante, mas ele deve ser considerado, mas faça o comparativo de preço apenas depois de ter avaliado todos os pontos a seguir, afinal de contas não é apenas o preço que importa. Não adianta contratar a hospedagem mais barata e não ter todos os recursos que você irá precisar.
  • Suporte – Talvez esse seja o ponto mais importante que você tenha que considerar, pois da mesma maneira que eu não tinha nenhuma experiência com isso, pode ser que esse também seja o seu caso e um suporte de qualidade e eficiente vai fazer toda a diferença entre ter e não ter seu site online.
  • Quantidade de domínios – ao longo do caminho pode ser que você queira abrir novos negócios ou novas modalidades e com isso talvez seja necessário ter novos blogs. É importante verificar nas plataformas de hospedagem quais delas permitem que você hospede vários domínios ao mesmo tempo. Isso evita que você tenha que migrar seu blog para outra plataforma.

Falando Sobre Hostgator

A Hostgator é uma das maiores plataformas de hospedagem no Brasil, sem contar que você pode fazer o registro do domínio e a hospedagem dele em uma mesma plataforma. Isso permite que você economize tempo gerenciando tudo em apenas um local.

A plataforma tem a possibilidade de hospedagens múltiplas e seu suporte é online e em tempo real o que permite que você resolva qualquer problema e tire qualquer dúvida no momento que precisar.

Outro ponto positivo da Hostgator é que a instalação do WordPress em seu domínio é feita gratuitamente dentro da própria plataforma.
Para conhecer os planos da Hostgator click aqui.

6- Instalando seu blog

Se você optou pelo WordPress como o gerenciador de seu blog, inclusive é o que eu recomendo (ainda mais se for iniciante), fique sabendo que ele já é todo preparado para a construção do seu blog.

Na própria Hostgator durante a instalação do WordPress o seu blog também é instalado automaticamente e com isso ele já fica no ar pronto para ser acessado.

O mais legal de tudo isso é que a instalação do WordPress e a instalação de seu blog na Hostgator é feita em questão de segundos.

E não se preocupe em não saber como efetuar tudo isso porque pelo chat online um dos atendentes irá orientar você como fazer todo o processo de instalação.

Abaixo está a tela de gerenciamento do WordPress, acostume-se com ela pois ela será sua maior companheira nessa jornada de ter um blog.

Será no WordPress que você fará todas as alterações em sua blog como criar artigos, criar páginas, adicionar páginas de contato, fazer propagandas e tudo mais que quiser.

7- Escolhendo e instalando um template

Tema ou template é uma configuração pré estabelecida que diz qual cara terá seu blog, ele define a posição das informações, padrões de cores, tamanhos de fontes, tamanho e formato de botões entre vários outros fatores.

É muito usual a compra de templates profissionais, pois eles dão ao seu blog uma cara totalmente profissional sem que você tenha que contratar um programador para fazer isso.

O meu blog www.alexandreagostinho.com.br por exemplo é um template.

Não importa qual template/tema você tenha em seu blog, todas as informações contidas nele serão as mesmas, pois as informações de seu blog é você quem gerencia. A função do template é apenas organizar o layout de seu blog.

O tema que utilizo para meu blog é o Tema Wolf, ele é totalmente customizável e é disponibilizado um tutorial online que ensina em detalhes como configurar o template e também o suporte técnico do programador é excelente.

Depois de ter avaliado vários temas profissionais o que achei com melhor custo benefício foi o Tema Wolf, sendo que por um custo extremamente baixo você pode ter um tema profissional sem ter que gastar mais nada com isso.

Para conhecer todos os planos do Tema Wolf click aqui.

8- Produzindo e publicando conteúdo

Imagino que você já saiba disso, mas não custa nada relembrar que o conteúdo é o coração de seu blog.

A partir do momento que seu blog tiver postagens/artigos ele estará pronto para receber tráfego vindo das plataformas de busca e quanto mais artigos seu blog tiver, mais trafego ele também terá.

Imagine que cada artigo estará trabalhando 24h por dia trazendo tráfego para seu blog e que eles estarão no ar 365 dias por anos gerando grande quantidade de tráfego anualmente. Com isso você consegue ver o poder que um blog tem para seu negócio.

Tenha cuidado em criar artigos que sejam interessantes para seu público e que crie valor para eles, isso vai garantir que seu público continue frequentando seu blog e com isso aumente o engajamento dele com seu conteúdo.

Publicando seu conteúdo

A parte mais fácil de todo o processo será publicar seus artigos em seu blog, veja os passos a seguir:

  1. 1- A primeira coisa a fazer é acessar o WordPress instalado em seu domínio e para fazer isso basta adicionar /wp-admin ao final do endereço de seu blog, por exemplo www.seublog.com.br/wp-admin. Aí é só digital seu login e senha para acessar o WordPress.
  • 2- Na plataforma do WordPress selecionar “Posts” e depois “Adicionar Post”.
  • 3- Digite o título de seu artigo e logo abaixo incluir o texto. Claro que existem outras particularidades de um blog que são links, imagens, botões, títulos que você pode incluir durante o processo de postagem.
  • 4- Para incluir títulos em seus artigos utilize o elemento de título para deixar seus artigos mais organizados.
  • 5- Normalmente os artigos incluem título e uma imagem para chamar a atenção do leitor.
  • 6- Escolha o formato que mais se adeque ao seu post e experimente diversos tipos para testar qual fica melhor.
  • 7- Criando categorias você consegue organizar seus artigos em grupos para facilitar a pesquisa por parte de seus leitores.
  • 8- Você tem a opção de publicar seu post instantaneamente ou pode agendar, o agendamento permite que você programe várias datas e assim pode organizar melhor seu trabalho.
  • 9- É possível editar qualquer informação de seus posts de uma maneira bem fácil, inclusive alterar as urls caso seja necessário.

9- Acompanhando e otimizando seus resultados

Monitoramento dos resultados

É muito importante monitorar o desempenho de seu site, pois isso terá efeito direto no objetivo de seu blog.

Se seu blog é voltado para a geração de novos negócios ou para alavancar sua marca é importante que você monitore se seus artigos estão gerando público e se o artigo está cumprindo o objetivo dele.

Conheça algumas ferramentas de análise para seu blog:

Google Analytics – Com essa ferramenta totalmente gratuita que o Google disponibiliza fica fácil acompanhar todas as métricas de seu blog tais como:

  • Número de visitas diárias;
  • Número de visitas em tempo real;
  • Tempo gasto por cada usuário no blog;
  • Número de páginas visitas;
  • URLs mais visitadas;
  • Etc..

Conclusão

O intuito desse post foi mostrar para você quais passos devem ser tomados para colocar um blog no ar.

Sei que à primeira vista isso parece meio complicado, mas a medido que você for avançando em cada uma das etapas verá que isso não é um bicho de sete cabeças.

Imagine isso como organizar uma viagem para um lugar que você nunca foi, de início vai ser difícil planejar a viagem, mas você vai fazem e a medida que vai evoluindo percebe que não foi tão complicado assim.

E se você pegar gosto pelo blog e começar a ver os resultados, quem sabe a próxima etapa não seja contratar uma equipe de redatores para criar conteúdo infinito para você (mas isso fica para um próximo artigo).

Desejo muito sucesso na construção de seu blog!

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